A falta de chuvas vem frustrando as expectativas dos produtores de milho do Paraná de realizarem o plantio o mais cedo possível, disse nesta terça-feira (18/9) o Departamento de Economia Rural (Deral).
Segundo estimativa desta terça-feira (18/09) do órgão vinculado ao governo do estado, cerca de 10 por cento da área prevista já foi semeada, 1 ponto percentual acima da média para este momento nas últimas três safras de verão.
"A expectativa do produtor era ter adiantado um pouco mais o trabalho de plantio este ano", disse Marcelo Garrido, economista do Deral.
"O milho que é plantado mais cedo tem rendimento melhor", acrescentou.
Segundo Garrido, os produtores buscam também antecipar o plantio para evitar que a colheita ocorra ao mesmo tempo que a da lavoura de soja.
"Quem está plantando, está arriscando", completou o economista, lembrando que até agora houve chuvas insuficientes para deixar o solo em condições de semeadura.
O Deral estima uma área plantada de 852 mil hectares nesta safra de verão, um recuo de 13 por cento ante a área plantada em 2011/12, com produtores dando preferência para a soja.
"Em termos de produtividade é cedo para falar se vai ter problema na época da colheita, com relação à qualidade ou à produtividade. Quem plantou agora, se a chuva não vier, pode ter que fazer replantio."
Fonte: Reuters Brasil. Pela Redação. 18 de setembro de 2012.
Abate de fêmeas aumenta, mas cotações do boi gordo seguem equilibradas
Agro Num Instante - Episódio 424 - Abate de fêmeas segue em alta, segundo dados SIF
Mercado sem Rodeios - Episódio 470 - Participação de fêmeas e o preço do boi gordo
Agro Num Instante - Episódio 423 - Alta da polpa cítrica reduz poder de compra
Receba nossos relatórios diários e gratuitos