O governo está preocupado com a redução da área plantada de arroz e feijão na safra 2012/2013, principalmente no Centro-Oeste. No caso do feijão, a existência de uma segunda e terceira safra ainda pode produzir o suficiente para evitar um choque de preços. No caso do arroz, a redução na região Centro-Oeste torna o país cada vez mais dependente do Rio Grande do Sul.
"Precisamos recuperar parte da produção do Centro-Oeste para evitar a dependência do Sul. Caso a produção fique restrita ao Sul, haverá alta no custo do transporte e o encarecimento do produto", diz o diretor de Política Agrícola e Informações da Conab, Sílvio Porto.
O arroz, segundo dados do primeiro levantamento de grãos da safra 2012/2013 da Conab, terá sua área plantada reduzida entre 1,4% e 2,9%, passando de 2,4 milhões de hectares para 2,36 milhões de hectares ou 2,39 milhões de hectares. Entretanto, os cálculos da Conab indicam que a produção pode cair 0,6% ou subir 1,2%, para o intervalo entre 11,53 milhões de toneladas e 11,73 milhões de toneladas. A possível elevação da produção apesar da redução da área de plantio é responsabilidade da comparação com o ciclo anterior, que foi comprometido por uma seca severa.
O feijão primeira safra mostra uma redução de área plantada entre 3,9% e 6%. A previsão de produção, porém, é de uma alta entre 3,7% a 6,9%, passando de 1,2 milhão de tonelada para uma quantidade entre 1,28 milhão de tonelada e 1,32 milhão de tonelada.
Fonte: Valor Econômico. Por Tarso Veloso. 9 de outubro de 2012.
Receba nossos relatórios diários e gratuitos