De acordo com dados da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), na segunda quinzena de setembro apenas 48,56% da cana foi utilizada na produção de açúcar, volume inferior aos 51,56% do início de setembro e aos 51,84% verificados na mesma quinzena de 2011.
A alteração no mix de produção impactou a produção de açúcar, que totalizou 2,21 milhões de toneladas na segunda quinzena de setembro, queda de 29,63% sobre o volume produzido na primeira quinzena do mês e retração de 22,43% na comparação com a produção no mesmo período de 2011.
Segundo a UNICA "as unidades produtoras aproveitaram as paradas devido às chuvas para fazer manutenção na indústria". Nesse momento, o caldo em processo foi utilizado para a produção de etanol, reduzindo significativamente a produção de açúcar, acrescentou.
No segundo semestre, os preços do açúcar caíram quase que o dobro do preço do etanol. Quando a análise é feita com base no último mês, a queda da cotação do açúcar foi três vezes maior frente ao etanol. Observe as tabelas 1 e 2.
A partir de meados de setembro, a participação da matéria prima para a produção do açúcar começou a diminuir, e consequentemente a produção.
Fonte: UNICA. Adaptado pela Scot Consultoria. 17 de outubro de 2012.
Receba nossos relatórios diários e gratuitos