A oferta de ações proposta pela Minerva foi inesperada, e reduz a atratividade da ação da empresa.
Com a operação, o Itaú BBA prevê uma queda em 10% no preço-alvo para as ações, situando-o em R$12,70 para 2013, segundo relatório elaborado por Alexandre Miguel e Felipe Cruz.
Caso concluída a operação, o lucro por ação da companhia deve cair cerca de 13% no ano que vem, estima a Itaú BBA.
A empresa informou na sexta-feira (19/10) que pretende distribuir 37,5 milhões de ações ordinárias, em oferta primária e secundária.
Para os analistas do banco, a diluição decorrente da oferta tem efeito negativo nos mercados. Apenas as novas ações emitidas correspondem a 34% do capital social, e os acionistas controladores não anunciaram participação na oferta.
Mesmo com o efeito negativo na ação, os analistas afirmam que a emissão permitirá reduzir o custo futuro de capital para o frigorífico, além de aumentar a liquidez das ações.
"A desalavancagem, maior liquidez das ações e mais oportunidades de crescimento são positivos no longo prazo", afirmam os analistas, em relatório.
A Minerva pretende usar 65% do montante captado para reduzir sua dívida, enquanto os outros 35% serão alocados no plano de investimentos da companhia.
As ações do frigorífico (BEEF3) têm queda de 6,8%, a R$10,98.
No setor, os analistas afirmam preferir as ações da JBS no curto prazo, esperando fortes resultados no terceiro trimestre, com possível impacto positivo nas ações.
Contudo, os analistas afirmam que o cenário operacional para a Minerva é positivo, com custos de insumos controlados, baixa oferta internacional de carne e demanda doméstica em alta.
Fonte: Brasil econômico. Por Felipe Peroni. 22 de outubro de 2012.
Receba nossos relatórios diários e gratuitos