• Quinta-feira, 12 de dezembro de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Brasil intensifica expansão agropecuária na China


Segunda-feira, 19 de novembro de 2012 - 09h43

Hoje nós temos uma nova China que precisa de produtos melhor processados e uma das estratégias do Brasil é exportar mais esses produtos, como lácteos, carnes e produtos agropecuários de maior valor agregado, assim como a inovação e a tecnologia agropecuárias, em vez de produtos primários, disse a presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a senadora Kátia Abreu, na última quinta-feira (15/11).

A senadora do Brasil fez estas declarações na quarta-feira (14/11) no âmbito da cerimônia de abertura do escritório de representação da CNA em Beijing, evento que o embaixador do Brasil na China Clodoaldo Hugueney também participou.

O Brasil é muito grande com uma variedade de produção enorme e o escritório em Beijing pode desempenhar um papel de plataforma para unir todas as cadeias de agronegócios brasileiros na China a fim de facilitar os compradores, segundo Kátia.

Ela afirmou que, de acordo com as estatísticas brasileiras, os produtos brasileiros mais vendidos na China são complexo de soja, frango e açúcar, cujas participações no mercado chinês correspondem a 38%, 82% e 99%, respetivamente.

O desempenho do café brasileiro no mercado chinês é surpreendente, cujo consumo aumentou 386% entre 2002 e 2012, assinalou.

Segundo ela, devido ao desenvolvimento da China e à política do país que encoraja a concentração no consumo interno e no gasto das famílias, o mercado chinês tem uma tendência a consumir mais alimentos processados.

Estima-se que para 2016, o consumo de complexo de soja, frango e carne suína do mercado chinês registre aumentos de 67%, 55% e 42%, respectivamente, disse.

O embaixador do Brasil na China, Clodoaldo Hugueney, indicou que já existem três estabelecimentos para exportar alimentos para a China que concluíram o processo de liberação de licença da Administração Geral da Supervisão de Qualidade, Inspeção e Quarentena da China (AGSQIQ).

Kátia também introduziu a Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA), modelo brasileiro que garante a qualidade dos produtos agropecuários exportados, que abrange todas as fazendas do Brasil e através da qual, os compradores podem consultar todas as informações sobre os produtos agropecuários exportados do país. Esta plataforma de garantia de qualidade será apresentada para os representantes da AGSQIQ, acrescentou.

Fonte: Suino.com. Pela Redação. 16 de novembro de 2012.


<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos



Warning: Unknown: Your script possibly relies on a session side-effect which existed until PHP 4.2.3. Please be advised that the session extension does not consider global variables as a source of data, unless register_globals is enabled. You can disable this functionality and this warning by setting session.bug_compat_42 or session.bug_compat_warn to off, respectively in Unknown on line 0