Entre julho e outubro deste ano, os empréstimos para aquisição de máquinas agrícolas, equipamentos de irrigação e estruturas de armazenagem somaram R$2,5 bilhões. As contratações, feitas por meio do Programa de Sustentação do Investimento (PSI-BK), subiram 23% comparado a igual período de 2011. O total financiado representa 42,6% dos R$6,0 bilhões disponíveis entre julho deste ano e junho de 2013.
No entanto, a expectativa do Departamento de Economia Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) é de crescimento ainda maior no levantamento de novembro, quando passou a vigorar a redução da taxa de juros desse tipo de operação de 5,5% para 2,5% ao ano até 31 de dezembro de 2012.
O bom momento que vive a agricultura brasileira e a redução da taxa de juros anuais - na maioria dos meses do ano-safra 2011/12 foi de 6,5% - são os principais motivos para a elevação das contratações, de acordo com o secretário substituto de Política Agrícola, Edílson Guimarães.
A avaliação atualizada mensalmente das contratações do crédito agrícola é realizada pelo Grupo de Acompanhamento do Crédito Rural, coordenado pela Secretaria de Política Agrícola do MAPA.
Fonte: MAPA. Por Carlos Mota. 28 de novembro de 2012.
Receba nossos relatórios diários e gratuitos