O Brasil ocupa o quarto lugar no ranking mundial de produção de carne suína, o país vem se destacando nos últimos anos como um dos principais produtores e exportadores mundiais desta carne, esta conquista é graças a estudos e investimentos.
O aumento da oferta interna e o destaque do Brasil no cenário mundial é resultado de junção de alguns elementos essenciais como sanidade, nutrição, bom manejo da granja, produção integrada e, principalmente, aprimoramento gerencial dos produtores.
Especialistas brasileiros também investiram na evolução genética da espécie por 20 anos, o que reduziu em 31% a gordura da carne, 10% do colesterol e 14% de calorias, tornando a carne suína brasileira mais magra e nutritiva, além de saborosa.
Os estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul são os principais produtores de suínos do país. Atualmente, o Brasil representa 10% do volume exportado de carne suína no mundo, chegando a lucrar mais de US$1 bilhão por ano.
As projeções apontam que em relação às exportações, a representatividade do mercado brasileiro de carne suína saltará para 21% em 2018/2019, e deverá manter o quarto lugar nas exportações de carne suína nos próximos anos.
O Ministério da Agricultura apoia o crescimento do mercado da suinocultura, promovendo políticas públicas para o setor e garante a sanidade da cadeia suína, requisito imprescindível no comércio desses animais.
A responsabilidade pelo controle sanitário oficial nos estabelecimentos de criação de suínos que desenvolvam atividades relacionadas à produção, reprodução, comercialização, distribuição e material de multiplicação da espécie, também é do Ministério da Agricultura. Além disso, busca impedir a introdução de doenças exóticas no país, bem como controlar e erradicar as existentes.
O Sistema de Inspeção de Produtos de Origem Animal, do Ministério da Agricultura, contém o registro dos animais desde o nascimento até o momento do abate. Portanto, para transitar no Brasil, todos os animais, seja para recria, engorda, ou reprodução, devem estar acompanhados do Guia de Trânsito Animal (GTA).
Fonte: Suinocultura Industrial. Pela Redação. 28 de novembro de 2012.
Receba nossos relatórios diários e gratuitos