As exportações de milho do Brasil dobraram em 2012 na comparação com 2011, somando 19,77 milhões de toneladas, após uma produção recorde em ano em que o cereal do país encontrou boa demanda internacional por conta da quebra de safra norte-americana.
Em 2011, as exportações brasileiras somaram 9,46 milhões de toneladas. Tradicionalmente, o Brasil é o terceiro exportador global de milho, atrás dos Estados Unidos e Argentina.
O recorde anual anterior havia sido registrado em 2007, quando o Brasil exportou 10,9 milhões de toneladas, segundo dados do governo.
O embarque de milho do Brasil em dezembro ficou em 2,8 milhões de toneladas, uma queda ante o recorde mensal de 3,91 milhões de toneladas de novembro, informou a Secretaria de Comércio Exterior (Secex) nesta quarta-feira. Em dezembro de 2011, o país havia exportado 814 mil toneladas do cereal.
Na nova temporada, as exportações do Brasil deverão registrar uma queda anual de cerca de cerca de 5 milhões de toneladas, segundo previsão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
A safra de milho do Brasil com colheita em 2013 está oficialmente estimada em 71,9 milhões de toneladas, o que representaria uma leve queda na comparação com a colheita passada, quando o país teve um recorde.
Fonte. Reuters. Por Laiz Souza e Roberto Samora. 2 de janeiro de 2013.
Receba nossos relatórios diários e gratuitos