O Ministério da Agricultura criou nesta semana um grupo de trabalho formado por cientistas que irá fornecer subsídios técnicos para revisão e aperfeiçoamento de programas e análises críticas de resultados laboratoriais para controle microbiológico dos produtos de origem animal. Os pesquisadores atuarão como consultores do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa) para garantir a inocuidade de produtos.
Segundo o Ministério da Agricultura, a comissão debaterá assuntos que são demandas da própria área de fiscalização e do setor regulador. "Os membros vão fornecer embasamento científico que subsidiarão a inspeção federal quanto à adoção da ferramenta de avaliação de risco, que tem como principal objetivo apoiar a decisão do órgão fiscalizador quanto à definição de políticas e normas sobre inocuidade de alimentos", diz o governo por meio de nota.
O grupo será composto por membros da academia especializados nas áreas de carnes de ruminantes, equídeos, suínos, aves, pescados, leite e produtos apícolas. A Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) nomeará nos próximos dias os membros da comissão, que deve se reunir ainda neste primeiro trimestre de 2013.
Fonte: Sociedade Rural Brasileira. Pela Redação. 30 de janeiro de 2013.
Receba nossos relatórios diários e gratuitos