Representantes dos produtores de suínos se reuniram na ultima quarta, dia 6, em Brasília para definir a pauta de reivindicações do setor em 2013. O documento organizado com o apoio da Frente Parlamentar da Agricultura foi entregue ao ministro da Agricultura Mendes Ribeiro Filho. Entre as oito reivindicações para este ano estão a inclusão da carne suína na política de garantia do preço mínimo e milho suficiente para o abastecimento interno. As entidades estão otimistas com a resposta do governo.
"Das nossas reivindicações, entre as principais está a questão do abastecimento de milho. Os contratos de opções de compra de milho são fundamentais para que o produtor possa ter mais esse mecanismo de compra de abastecimento", comenta o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Marcelo Lopes.
O setor pede ainda agilidade na tramitação do projeto de lei de integração que está no Senado. A proposta estabelece direitos e deveres para produtores rurais e agroindústrias nos contratos de parceria para produção integrada. Outra preocupação é estabelecer o preço mínimo do suíno. De acordo com a ABCS, nenhum pedido é novidade para o governo, mas desta vez eles esperam uma resposta positiva.
"No primeiro momento, as reivindicações que nos chegaram já estão andando. Uma delas é a recomposição dos estoques de milho do governo. Nós devemos lançar nesse mês ou no começo do mês de março o contrato de opção de dois milhões de toneladas para o governo entrar com recurso para recompor os estoques. É importante, porque vai atender a demanda do setor", afirma o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller.
Fonte: Rural BR. Pela Redação. 7 de fevereiro de 2013.
Qual a expectativa para os preços da soja no Brasil em janeiro de 2025?
Receba nossos relatórios diários e gratuitos