A CONAB reajustou, este mês, as tarifas de armazenagem realizadas por terceiros, dos produtos vinculados à PGPM e aos estoques estratégicos do governo. A nova tabela apresenta um aumento médio de 34,7% para armazenagem e serviços na modalidade convencional (ensacados), e de 29,5% na modalidade a granel.
As tarifas de armazenagem administradas pela Companhia são adotadas nas operações ocorridas em armazéns contratados para a guarda de estoques públicos e servem para remunerar as despesas com os serviços de armazenagem e conservação de produtos. "Esta medida atende à demanda do setor, que vinha solicitando o reajuste dos valores", ressalta Marcelo Melo, diretor de Operações e Abastecimento da CONAB. "Procuramos fixar os preços pela média de mercado, tendo como piso os indicadores econômicos, com reposição das perdas inflacionárias acumuladas no período desde o último reajuste".
Os novos valores entraram em vigor no dia 1º de março, e corrigem a deflação das tarifas de 2009, que acumularam uma defasagem média de preços de 23,0%. A tabela atualizada está disponível no site da Companhia.
Fonte: Suinocultura Industrial. Pela Redação. 12 de março de 2013.
Qual a expectativa para os preços da soja no Brasil em janeiro de 2025?
Receba nossos relatórios diários e gratuitos