Autoridades agropecuárias do Japão estiveram, esta semana, em Brasília e Mato Grosso para conhecer o sistema de produção e logística envolvendo a cultura do milho. Os japoneses manifestaram interesse em aumentar a compra do produto brasileiro durante reunião no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Segundo o diretor do Departamento de Assuntos Comerciais da Secretaria de Relações Internacionais (DAC/SRI), Benedito Rosa, o Japão está à procura de uma fonte para complementar as importações de milho. "Esse país é dependente do cereal para a fabricação de rações. Diante da estimativa de queda na produção americana, eles estudam a possibilidade de aumentar as importações do nosso milho para garantir o abastecimento interno", disse.
A comitiva japonesa visitou a cidade de Sorriso (MT), e também propriedades na região. "Nós apresentamos aos japoneses nossa cadeia produtiva e nossos cronogramas de cultivo e colheita. Eles saíram confiantes na parceria", ressaltou o diretor.
Em 2012, o Japão comprou três milhões de toneladas de milho brasileiro, totalizando US$814,60 milhões. A produção do cereal no Brasil também deve aumentar na safra atual. O sexto levantamento de grãos da temporada 2012/2013, realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), aponta que devem ser colhidas 76,00 milhões toneladas do produto no país, representando uma evolução de 4,2% em relação ao resultado obtido no ano passado.
Fonte: Suinocultura Industrial. Pela Redação. 20 de março de 2013.
Qual a expectativa para os preços da soja no Brasil em janeiro de 2025?
Receba nossos relatórios diários e gratuitos