A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) confirmou a notícia veiculada nesta sexta-feira (19/4) de que a China teria mais uma vez cancelado a compra de soja brasileira sob alegação de quebra de contrato. A informação foi dada por uma delegação da Aprosoja Brasil que está na China, acompanhada do senador Blairo Maggi, para tratar a questão. Ainda não se sabe qual empresa desfez o acordo.
No fim de março, os atrasos para embarque nos portos brasileiros levaram a trading chinesa Sunrise a cancelar várias cargas do Brasil contratadas para o período de janeiro a março.
Para o presidente da Aprosoja-MT, Carlos Fávaro, os cancelamentos devem persistir até que sejam solucionados os gargalos logísticos no país. "Precisamos resolver a questão da logística e da infraestrutura deste país. A produção precisa ser escoada de forma eficiente para que não haja fatos como estes. Os chineses têm motivo para rescindir os contratos, pois estamos atrasando a entrega e descumprindo contratos", afirmou.
Fonte: Globo Rural. Pela Redação. 21 de abril de 2013.
Receba nossos relatórios diários e gratuitos