Com sua capacidade estrangulada, o Porto de Santos, no litoral paulista, registrou o maior congestionamento de sua história. Entre 500 e 600 caminhões que transportam parte da safra de grãos da safra brasileira travaram o trânsito por mais de 40 quilômetros por causa de uma nova medida adotada pela prefeitura de Cubatão em relação aos pátios de espera.
De acordo com a Ecovias, concessionária do sistema viário Anchieta-Imigrantes, que dá aceso a maior zona portuária do país, a prefeitura de Cubatão passou a permitir caminhões nos pátios de espera municipais somente entre 8h e 18h, enquanto antes o funcionamento era 24h.
Sem local para estacionar, os caminhões foram obrigados a ir para estrada ao invés de poder ficar esperando nos pátios reguladores. Em nota divulgada na segunda (24/5), primeiro dia da restrição, a administração do município disse que o problema dos congestionamentos só vai ser amenizado com "solução metropolitana".
O congestionamento em Santos é mais um episódio do chamado "apagão logístico" brasileiro, denunciado principalmente pelo setor do agronegócio e da oposição ao Governo Dilma.
Fonte: Avicultura Industrial. 29 de maio de 2013.
Receba nossos relatórios diários e gratuitos