Pela legislação atual, a partir de dezembro fica proibido o uso de sementes convencionais na produção de cultivos orgânicos. O Ministério da Agricultura, MAPA, está analisando toda a cadeia produtiva do setor e estuda prorrogar a Instrução Normativa nº 64, criada em 2008, que regula o uso de sementes fazendo.
"Nós estamos fazendo uma avaliação de que tipos de materiais já e existem. Pode ser que haja materiais que não precisaremos prorrogar e outros que precisarão de mais prazo. Até o final do ano, vamos publicar a revisão da instrução normativa", diz Rogério Dias, coordenador de Agroecologia do Ministério da Agricultura.
Enquanto decisão não é anunciada, produtores correm contra o tempo. Em seminário realizado em Brasília, pesquisadores da Emater e Embrapa relataram experiências de produção de sementes orgânicas realizadas no interior de SP, norte de Minas Gerais e região Sul do país que têm apresentado bons resultados. O objetivo é implementá-las também no Cerrado.
Durante o encontro foi criado de um grupo formado por associações do setor, produtores do Distrito Federal e órgãos do governo estadual e federal, que irão disponibilizar recursos financeiros. A utilização de sementes orgânicas é importante para os produtores conseguirem certificar sua produção, como aponta o agricultor Rodrigo Rodrigues dos Santos, que produz dez tipos de hortaliças.
"Nós, que estamos correndo atrás de uma certificação orgânica, estamos bastante preocupados com essa situação da semente", relata o agricultor, que tem dificuldades de encontrar sementes livres de conservantes e agrotóxicos no mercado.
Fonte: Canal Rural. Por Andrea Parise. 26 de junho de 2013.
Receba nossos relatórios diários e gratuitos