União Brasileira de Avicultura (UBABEF) informou que a Seara fez nesta quarta, dia 21, o primeiro embarque de carne de frango para o México, sem especificar o volume exportado. O mercado mexicano foi aberto ao Brasil no fim do mês passado, após a crise de gripe aviária do país.
Empresas brasileiras poderão exportar ao México 300 mil toneladas de carne de frango sem tarifa de importação. De acordo com a UBABEF, se o México demandar toda a cota disponível, vai se posicionar entre os cinco maiores consumidores da carne de frango brasileira.
- O México nunca abriu o mercado para o Brasil, por causa do acordo comercial com o Nafta (tratado de livre comércio entre Estados Unidos, Canadá e México). Como o Brasil tem acordo só com Cuba e Haiti, ficava de fora do mercado - disse o presidente executivo da UBABEF, Francisco Turra.
Com o acordo sanitário entre os dois países, a expectativa da UBABEF é de que o mercado siga aberto ao produto brasileiro, de modo permanente. O Brasil deve produzir 12 milhões de toneladas de carne de frango este ano. De acordo com Ricardo Santin, diretor de Mercados da UBABEF, as exportações devem alcançar 4 milhões de toneladas.
Fonte: Estadão Conteúdo. 21 de agosto de 2013.
Receba nossos relatórios diários e gratuitos