O movimento nos armazéns das cooperativas de Maringá não para. Nem bem os funcionários renovam o estoque e já tem caminhão chegando para levar os insumos para o campo.
Na Cocamar tem produtor que vai pessoalmente buscar o que comprou. Antônio Monarin fez a primeira retirada para nova safra de soja. Depois de encher a caminhonete, o produtor quer seguir logo para a fazenda e não vê a hora de começar a trabalhar. "Agora é levar, plantar e pedir a Deus que mande a chuva", diz.
Este ano, os produtores da região compraram mais insumos e a cooperativa de Maringá bateu um recorde de vendas. Só de adubo foram vendidas 60 mil toneladas, 10 mil toneladas a mais do que no ano passado.
Os agricultores se anteciparam também. Até junho, 85% dos insumos já estavam comercializados. Esse movimento, de acordo com o gerente comercial de insumos da cooperativa, João Carlos Ruiz, tem a ver com a renda do produtor, que está mais capitalizado para investir em tecnologia.
Outro motivo para plantar de acordo com o calendário é o seguro rural. O produtor de soja que quer garantir o direito ao seguro deve finalizar o plantio da safra até o dia 31 de dezembro.
Fonte: Globo Rural. 26 de setembro de 2013.
Qual a expectativa para os preços da soja no Brasil em janeiro de 2025?
Receba nossos relatórios diários e gratuitos