Os agricultores de Mato Grosso do Sul, que comemoram a boa umidade do solo, aceleraram o trabalho de semeadura da soja precoce nas propriedades. A variedade, com ciclo mais curto de aproximadamente 105 dias, é a escolhida pela maioria dos agricultores da região de São Gabriel do Oeste.
As nuvens carregadas provocaram a umidade necessária para as lavouras. O volume acumulado de chuva, nos últimos 15 dias de setembro chegou a 60 milímetros em São Gabriel do Oeste. As condições animaram os agricultores, que não perderam tempo para colocar as máquinas no campo.
"Tem uma disponibilidade de água no solo. Com essa umidade, plantando em um período de dois, três ou até quatro dias após o período da chuva, tem umidade suficiente para germinar", diz o agricultor Jones Asmann.
Os produtores estão aproveitando a boa umidade do solo para acelerar a semeadura da soja precoce, que tem ciclo mais curto, de aproximadamente 105 dias. Esta é a variedade escolhida pela maioria dos agricultores da região.
Na fazenda do agricultor Evandro Biazus, a semana foi de muito trabalho para o ajuste das máquinas. O produtor, que reservou dois mil hectares para a cultura, está otimista com a safra. "A gente pensa que se ocorrer tudo bem, começamos o plantio. Tem perspectiva de chuva para o final de semana. Se ocorrer tudo bem, a gente não para mais. Começa e termina o trabalho", diz.
Fonte: Globo Rural. 4 de outubro de 2013.
Abate de fêmeas aumenta, mas cotações do boi gordo seguem equilibradas
Agro Num Instante - Episódio 424 - Abate de fêmeas segue em alta, segundo dados SIF
Mercado sem Rodeios - Episódio 470 - Participação de fêmeas e o preço do boi gordo
Agro Num Instante - Episódio 423 - Alta da polpa cítrica reduz poder de compra
Receba nossos relatórios diários e gratuitos