Com a finalidade de apresentar à Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura (SDC/Mapa) as inovações aplicadas ao processo produtivo agrícola, o presidente da Associação Brasileiras das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal (ABISOLO), Clorialdo Roberto Livreiro, esteve reunido com o Secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo, Caio Rocha, e demais diretores da SDC, na segunda-feira, 21 de outubro, em Brasília.
A reunião apontou as possibilidades de entendimento e colaboração entre a SDC e a ABISOLO. No âmbito da pesquisa e inovação, o secretário Caio Rocha disponibilizou a linha de crédito INOVAGRO; no que diz respeito à formação profissional, foi apontada a relevância da criação da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (ANATER), instrumento que terá a capacidade de levar até o pequeno e médio produtor a tecnologia, inovação e conhecimento necessários para o ajuste de solo e nutrição vegetal sustentáveis.
"O Brasil é responsável por cerca de 75% da produção dos insumos de fertilizantes no mundo. A grande busca das empresas produtoras de fertilizantes brasileiras é o desenvolvimento de produtos mais eficientes na correção do solo", coloca o presidente da associação.
"Hoje em dia, 5% do faturamento das empresas associadas é investido em pesquisa e desenvolvimento, o que já resultou em um aumento de 40% na eficiência dos insumos produzidos pelos associados", enfatiza Clorialdo Livreiro.
Fonte: MAPA. 21 de outubro de2013.
Receba nossos relatórios diários e gratuitos