O Vietnã comprou pelo menos 400 mil toneladas de milho brasileiro, em uma série de negócios para embarque entre janeiro e março do ano que vem, disseram executivos de tradings na quarta-feira (23/10).
As aquisições foram feitas a cerca de US$245/t e US$250/t (CFR, incluindo custo e frete, mas sem o seguro), para entrega nos portos de Cai Mep e Hai Phong, respectivamente.
Geralmente moinhos vietnamitas não compram milho com tanta antecedência, mas os preços mais altos nas últimas três semanas os levaram a fazer grandes compras depois da última correção para baixo das cotações, afirmou um importador de Ho Chi Minh.
Quando os preços globais do milho alcançaram a mínima em três anos recentemente, importadores do Leste Asiático começaram a adquirir agressivamente cargas de volumes maiores do que as suas necessidades em meio a temores de que qualquer adversidade climática possa impulsionar as cotações novamente.
Moinhos vietnamitas estão buscando milho principalmente no Brasil, cujo produto ainda está com desconto em relação ao norte-americano.
Em outubro, 500 toneladas de milho brasileiro foram carregadas com destino ao Vietnã, afirmaram importadores. Volumes semelhantes devem ser carregados em novembro e dezembro, segundo eles.
Esses volumes estão bem acima das necessidades vietnamitas. O Vietnã produz mais de 5 milhões de toneladas de milho por ano, mas ainda tem de importar o grão devido ao aumento da demanda por ração.
A demanda por alimentação animal no país cresce cerca de 5% ao ano, devido ao aumento do consumo de carne, principalmente suína. No entanto, as importações vietnamitas anuais de milho costumam ficar entre 1 milhão e 1,5 milhão de toneladas.
"Importações mensais de quase 500 mil toneladas do Brasil são anormais, e o Vietnã, com certeza vai ser inundado de milho", disse um dos importadores.
Fonte: Agencia Estado. 23 de outubro de 2013.
Qual a expectativa para os preços da soja no Brasil em janeiro de 2025?
Receba nossos relatórios diários e gratuitos