O leilão de PEPRO de milho e a operação de repasse de 9.260 contratos de Opção de Venda (COV) do produto, oriundo de Mato Grosso, foram transferidos para o dia 22/11.
As operações estavam previstas para o dia 20/11, mas foram adiadas a pedido do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
O PEPRO será para a venda e escoamento de 800,0 mil toneladas de milho do Mato Grosso e visa reduzir a pressão que a entrada da safra recorde no mercado exerce sobre os preços. A novidade desta operação está no destino do milho.
O produto agora também pode ser vendido e escoado para Rio Grande do Sul e Santa Catarina, beneficiando pequenos criadores desses estados.
A venda não poderá ocorrer nos estados que compõem a região Centro Oeste e os estados da Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Piauí, Rondônia e Tocantins.
Em relação ao repasse COV, serão oferecidas 200 mil toneladas do produto para o Norte e Nordeste (exceto Rondônia, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí e os municípios da região oeste da Bahia).
Outras 50 mil toneladas serão destinadas para os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo e as cidades do norte de Minas Gerais que integram a área de atuação da Sudene.
Fonte: MAPA. 19 de novembro de 2013.
Qual a expectativa para os preços da soja no Brasil em janeiro de 2025?
Receba nossos relatórios diários e gratuitos