• Sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Milho é um dos destaques nas operações da CONAB em 2013


Segunda-feira, 6 de janeiro de 2014 - 09h03

Graças às operações de Venda em Balcão para o milho, realizadas pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), em atendimento aos estados pertencentes à Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), até novembro de 2013 foram vendidas mais de 590,0 mil toneladas do produto, a preços subsidiados, para cerca de 200 mil criadores.

O milho tem sido a mais importante fonte suplementar de alimento para os animais da região nordeste e do norte de Minas Gerais e do Espírito Santo, afetados pela maior seca dos últimos 50 anos.

Também ao longo de 2013, a CONAB realizou leilões de contrato de opção venda de milho, ofertando 2,50 mil toneladas, dos quais 2,08 mil toneladas foram negociadas, garantindo boa remuneração aos produtores. A baixa nos preços do milho aconteceu principalmente porque os Estados Unidos voltaram a produzir o grão dentro da sua normalidade.

Outra operação que teve destaque em 2013, em relação ao milho, refere-se ao Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (PEPRO), principalmente para o estado de Mato Grosso. Entre julho a novembro foram lançados leilões para 9,75 mil toneladas, sendo negociadas 8,86 mil toneladas.

O PEPRO é uma subvenção econômica onde o produtor rural, ao arrematar o prêmio em leilão, se compromete a vender o volume adquirido pela diferença entre o Preço Mínimo estabelecido pelo governo federal e o valor adquirido. Isso assegura que a venda ocorra a um preço justo para o produtor.

Mato Grosso também foi destaque na realização de Aquisições do Governo Federal (AGF), com a compra de 636,81 mil toneladas de milho.

Por meio de AGF, a CONAB beneficia o agricultor ao adquirir sua produção quando o preço de mercado estiver abaixo do preço mínimo estabelecido para a safra vigente. Isso vale para qualquer produto que faça parte da Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM).

Fonte:  CONAB. 3 de dezembro de 2014.


<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>
Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja