O Consórcio Antiferrugem da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) notificou na segunda-feira (6/1) dois novos focos de ferrugem asiática em plantações de soja de Chapadão do Céu, em Goiás, e Chapadão do Sul, em Mato Grosso do Sul.
Desde 7 de novembro de 2013, foram apuradas 89 ocorrências em todo o país, das quais 72 em lavouras comerciais. O número representa um aumento de 78,0% em relação aos 50 casos observados em igual período da safra 2012/13.
Do total, 46 casos (51,7%) foram registrados no Estado de Goiás, ante 50 no mesmo intervalo do ciclo anterior, de acordo com a entidade. Mato Grosso apresenta 15 focos da doença, sendo 12 em plantações comerciais. Mato Grosso do Sul registra dois.
O consórcio também notificou 16 ocorrências de ferrugem asiática em lavouras de soja de São Paulo e sete no Paraná. Já Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul registraram cada um apenas um caso da doença, segundo o centro de monitoramento da Embrapa.
A ferrugem asiática é uma doença fúngica que se espalha rapidamente em condições de umidade e que pode reduzir a produtividade das plantações.
Fonte: Estadão Conteúdo. 7 de janeiro de 2014.
Qual a expectativa para os preços da soja no Brasil em janeiro de 2025?
Receba nossos relatórios diários e gratuitos