O presidente-executivo da União Brasileira de Avicultura (UBABEF), Francisco Turra, participa, esta semana, de encontro com representantes de países produtores avícolas vinculados à Associação Latino-americana de Avicultura (ALA). A reunião acontecerá durante a International Poultry Exposition (IPE), em Atlanta (EUA).
Na oportunidade, Turra - que também é vice-presidente da ALA - apresentará aos membros de entidades avícolas de países do continente detalhes da estratégia brasileira junto ao público consumidor para o fim do mito da utilização de hormônios na criação de aves.
- Vamos detalhar as estratégias junto a redes sociais, ações na imprensa e a formadores de opinião e outras iniciativas que temos promovido para desfazer este mito injusto - destaca Turra.
Um dos pontos tratados será a adoção voluntária pelas agroindústrias avícolas brasileiras da mensagem "sem hormônios, conforme determina a legislação brasileira", após publicação de portaria regulamentadora do Ministério da Agricultura do Brasil, prevista para os próximos dias.
- A adoção nacional da mensagem nos rótulos é extremamente bem-vista pelas várias lideranças do continente.
Muitos querem levar esta proposta para seus países, especialmente os maiores produtores e com maior mercado consumidor, onde o mito é mais persistente.
Os membros da ALA tratarão, ainda, de estratégias para prevenção a focos de gripe aviária no continente, por meio de iniciativas conjuntas.
- Estamos alinhados para recomendar aos poderes públicos de cada país produtor a instalação de parcerias regionais, com unidades de defesa integradas. O problema da gripe aviária não tem fronteiras. Assim também devem ser as soluções propostas - destaca.
Os representantes dos países associados à ALA debaterão, ainda, questões sensíveis do setor, como o uso racional de antimicrobianos, entre outros pontos.
Fonte: UBABEF. 27 de janeiro de 2014.
Receba nossos relatórios diários e gratuitos