O plantio do milho safrinha começa a ganhar força em Mato Grosso. Mas o preço baixo pago pelo grão desanimou um pouco os agricultores e a área destinada à cultura deve ser menor.
A chuva não atrapalha o plantio do milho nas terras do agricultor Jorge Schinoca, de Jaciara, no sul de Mato Grosso. Ele quer terminar logo o plantio dos 800,0 hectares destinados à cultura na segunda safra.
Apostando em tecnologia e na promessa de uma boa produtividade, Jorge vai cultivar a mesma área que dedicou ao milho na safra passada.
Jorge é uma exceção. A expectativa do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária, IMEA, é de redução de 12,0% na área plantada no estado.
"Essa relação o ano passado foi histórica.46,7% da área de soja foi semeada com milho segunda safra. Já esse ano, essa porcentagem cai bastante, para em torno de 39,1%, em virtude dessa queda na área da produção", explica Ângelo Ozelame, analista do IMEA.
Boa parte dos produtores de Mato Grosso migrou para outras culturas, principalmente o algodão.
Até agora foram plantados quase 8,0% da área estimada para o milho em Mato Grosso, enquanto na mesma época do ano passado, os agricultores já tinham plantado 10,0% da área destinada ao milho safrinha.
Fonte: Globo Rural. 4 de fevereiro de 2014.
Qual a expectativa para os preços da soja no Brasil em janeiro de 2025?
Receba nossos relatórios diários e gratuitos