Com a liberação das exportações do frigoríficos Astra (SIF 1251) e do VPR Brasil (SIF 2153), na segunda-feira (10/2) o Paraná volta a exportar carne bovina para a Rússia após quase nove anos de embargo. As informações são da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do governo do estado (SEAB), em nota.
A SEAB destacou a visita que o governador Beto Richa fez à Rússia no final de 2012 para tentar destravar o mercado. Com a liberação, a produção de carne bovina do frigorífico Astra, de Cruzeiro do Oeste, aumentará 30,0%, e o volume a ser exportado somará 2,0 mil toneladas de carne bovina congelada por mês somente para o mercado russo.
Essa retomada fará o frigorífico implantar o segundo turno, com a contratação de 200 trabalhadores, somando 1.100 colaboradores diretos.
Já para o VPR, de Colorado, o acesso ao mercado russo vai permitir mais estabilidade no faturamento, regularidade nas vendas e mais segurança na atividade. Hoje, o frigorífico tem uma capacidade de abate de 12,0 mil cabeças por mês.
Fonte: Globo Rural. 13 de fevereiro de 2014.
Receba nossos relatórios diários e gratuitos