Por meio da Portaria nº 188, publicada no dia 13 de março no Diário Oficial da União, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) decretou estado de emergência na produção de café do estado de Minas Gerais, devido ao ressurgimento da praga Hypothenemus hampei.
De acordo com a portaria, o estado de emergência deve vigorar por um ano, período em que devem ser adotadas medidas emergenciais para controle contra a infestação.
Para evitar que esta praga conhecida como "broca do café" perca seu controle no Brasil, o MAPA fará uma ação de contingência, que envolve um plano de manejo e medidas emergenciais, que serão estabelecidas em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) e Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG).
"A broca do café é uma praga de produção e de qualidade, diminui a produtividade e piora a qualidade na exportação do café. Não pode voltar a ser uma praga de importância no Brasil", afirma o diretor de Sanidade Vegetal do Ministério, Luis Rangel.
Fonte: MAPA. 13 de março de 2014.
Qual a expectativa para os preços da soja no Brasil em janeiro de 2025?
Receba nossos relatórios diários e gratuitos