Pecuaristas de São Paulo afirmam que estão tendo problemas para obter a Guia de Transporte de Animais (GTA) para movimentar rebanhos no estado por falta da realização dos exames de brucelose. Estariam faltando os antígenos para realizar os testes de controle sanitário nos rebanhos e, sem os exames, as guias não são emitidas.
De acordo com o pecuarista Carlos Alberto da Silva, desde a semana passada ele não consegue obter a GTA para movimentar 80 animais vendidos em um leilão no dia 17 de março.
- Precisamos fazer os exames e não temos como porque falta o antígeno. O comprador tem que esperar, é um transtorno.
Segundo Ricardo Jordão, responsável técnico pela Unidade Laboratorial de Referência para Imunobiológicos e Insumos do Instituto Biológico de São Paulo, a fabricação do antígeno para brucelose havia sido suspensa e o Instituto obteve autorização para a fabricá-lo novamente em janeiro deste ano. Por conta disto, a venda do produto só será retomada em maio, devido ao tempo necessário para produção.
O coordenador de Defesa Agropecuária do estado de São Paulo, Heinz Otto Hellwig, no entanto, diz que não há problemas com a emissão das GTA no estado neste momento. Segundo Hellwig, houve desabastecimento e foi preciso comprar o antígenos do Instituto Tecnológico do Paraná (TECPAR), mas várias unidades do interior do estado já estão recebendo o produto.
Fonte: Canal Rural. 25 de março de 2014.
Receba nossos relatórios diários e gratuitos