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Scot Consultoria

Cooperativa no interior paulista cresce em 4 anos 120,0% e alcança cifra de R$1,6 bilhão em recente faturamento


Quinta-feira, 10 de abril de 2014 - 09h20

O aumento dos juros e da inflação no Brasil em 2013, somado a outros fatores como infraestrutura e logística deficientes, causam fortes impactos no setor agropecuário, visto que aumentam os custos de produção, prejudicam a competitividade de produtos e diminuem as margens de lucro dos produtores rurais. O setor agropecuário possui importantes diferenciais competitivos que o tornariam imbatível em condições normais de funcionamento dos mercados. Mesmo diante de condições adversas, o setor tem demonstrado vitalidade para colher bons resultados, criar riqueza e gerar emprego e renda que beneficiam todos os elos que compõem a cadeia de valor do agronegócio nacional.

Com um mercado cada vez mais competitivo e voraz, fica difícil ver exemplos de negócios que ultrapassam décadas em pleno funcionamento, expansão e crescimento. A Coopercitrus Cooperativa de Produtores Rurais, com sede no interior paulista, Bebedouro, SP, tem mostrado ano a ano grande superação em números. Um grande exemplo disso foi dado em Assembleia Geral Ordinária, realizada no dia 31 de março, em Bebedouro, que reuniu produtores cooperados para a apresentação dos resultados da cooperativa no exercício do final de 2009 ao ano de 2013. No evento, foram apresentados números surpreendentes do crescimento que a cooperativa acumulou neste período, saltando de R$721,0 milhões em faturamento de 2009, para fechar o ciclo de 2013 em R$1,6 bilhão, ou seja, um acréscimo de 120,0% em sua receita, representando um crescimento médio de 22,0% ao ano. Os cooperados puderam eleger em assembleia os novos dirigentes para os próximos 4 anos de gestão da Coopercitrus, sendo eleitos Raul Huss de Almeida e João Pedro Matta, respectivamente, como presidente e vice-presidente do conselho de administração e José Vicente da Silva como diretor presidente.

As sobras líquidas que em 2009 somaram 16 milhões, em 2013 atingiram R$94,6 milhões, um crescimento de 491,3% no período de quatro anos. "Esse crescimento foi motivado por diversos fatores, dentre os quais, a capacidade organizacional e gerencial da cooperativa. Mas devemos realçar que foram feitos muitos investimentos tanto em reformas, como transformar lojas convencionais no modelo de autoatendimento Shopping Rural com a oferta de mais de 15,0 mil produtos, quanto na ampliação do número de filiais que deram nova fisionomia a estrutura operacional da Coopercitrus", explica José Vicente da Silva, diretor presidente da Coopercitrus, que ressalta a inauguração de 10 novas filiais da cooperativa, nos segmentos de insumos e concessionárias Valtra, assim como, a ampliação de serviços como postos de combustíveis, armazém de café e a entrega de óleo diesel na propriedade rural. 

Diante de vários fatores que prejudicam o setor do agronegócio, a Coopercitrus busca sempre a reestruturação de seus serviços para proporcionar benefícios de acordo com as necessidades dos seus mais de 21 mil cooperados, presentes nos estados de São Paulo e Minas Gerais, a área de atuação da cooperativa agrícola, e garantir sua perpetuação no setor. Uma de suas estratégias é construir uma forte gestão junto a seus fornecedores, com o intuito de estreitar laços com as empresas e buscar os melhores preços e prazos do mercado.

Destaques agrícolas no faturamento da Coopercitrus

Uma das filosofias da cooperativa é auxiliar o produtor rural em tudo o que ele necessita, para isso, a Coopercitrus ao longo dos anos conquistou um diversificado portfólio de produtos, atendendo a todas as culturas agrícolas desde a comercialização de uma semente a máquinas de alta tecnologia e grande porte. Os setores de insumos e fertilizantes, um dos segmentos de atuação da cooperativa, vêm apresentando grande crescimento de compra em culturas diversas como cana-de-açúcar, café, soja, milho, pecuária, laranja, dentre outras, firmando a diversificação de cultivos na cooperativa.

O segmento de máquinas e implementos agrícolas conquistou crescimento das receitas da ordem de 34,0% ante o exercício anterior, com faturamento de 1.278 tratores. O bom desempenho alcançado se deve a equipe de profissionais altamente treinada, a qualidade dos produtos comercializados e, principalmente, aos diferenciados serviços de pós-venda, capacitação de condutores de cooperados e entrega técnica rápida e segura. A Coopercitrus foi um dos destaques em vendas da fábrica de tratores Valtra do Brasil, que noestado de São Paulo comercializou 3.385 tratores, dos quais a Coopercitrus teve participação na venda de 1.018 tratores, uma fatia de 30,1% do faturamento da fábrica e, no estado de Minas Gerais, a cooperativa foi responsável pela venda de 260 dos 1.412 tratores comercializados, uma porcentagem de 18,4%, números que ressaltam a grande participação da Coopercitrus no mercado de máquinas agrícolas. 

Fonte: Coopercitrus. 8 de abril de 2014.


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