O Programa Soja Plus -- criado em 2011, por meio de uma parceira entre a Associação Brasileira das Indústrias de Óleo Vegetais (ABIOVE), Associação dos Produtores de Soja e Milho do Mato Grosso (APROSOJA) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) -- está chegando aos estados de Minas Gerais e da Bahia.
Em Minas Gerais, o Soja Plus foi implantando no início de abril, onde mobilizará, no primeiro ano, 350 produtores rurais de sete municípios do Triângulo Mineiro/Noroeste - Unaí, Uberlândia, Uberaba, Paracatu, Araxá, Patrocínio e Patos de Minas. Essa área concentra 90,0% das plantações de soja do estado, que ocupa sexta posição no ranking dos principais produtores brasileiros.
No estado -- além dos tradicionais parceiros -- o programa contará também com a participação do sistema da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG) - ao qual pertencem o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), o Instituto Ernesto Salvo (INAES) e sindicatos rurais; e da Universidade Federal de Viçosa (UFV).
O superintendente da FAEMG, Pierre Santos Vilela, diz que a importância do Soja Plus para Minas "é trazer o discurso da sustentabilidade para a prática. Queremos transmitir a nossos sojicultores a visão da importância da sustentabilidade e como implementá-la. O Soja Plus tem metodologia testada e eficiente no que se propõe".
Já na Bahia, o Soja Plus será implantado em parceria com a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA) e a AGRIFIRMA. O lançamento do programa, em Barreiras, será em 27 de maio, na abertura do Bahia Farm Show, evento que deve contar com a presença do ministro da Agricultura, Neri Geller, do governador Jaques Wagner, do presidente da AIBA, Júlio Cézar Busato, e do presidente da ABIOVE, Carlo Lovatelli.
"O Soja Plus vai beneficiar outras culturas agrícolas na Bahia, além da soja, como, por exemplo, o algodão e o milho, pois o programa é destinado à gestão da propriedade, e muitos produtores combinam a sojicultura com outras culturas agrícolas", diz Bernardo Machado Pires, gerente de sustentabilidade da ABIOVE. Os cursos terão consultores contratados pela ABIOVE e pela AIBA e atingirão 330 produtores no estado.
As associações de produtores agrícolas buscam o Soja Plus para aperfeiçoar a gestão da fazenda e suprir a carência de assistência técnica e extensão rural. O programa não incentiva a certificação, mas a melhoria da gestão da fazenda. O produtor que adere ao Soja Plus realiza a melhoria na medida do seu potencial de investimento. Os coordenadores mostram o caminho a ser seguido, mas não cobram que o produtor vá além de suas possibilidades financeiras.
O programa foi implantado há três anos no Mato Grosso e posteriormente estendeu-se ao Mato Grosso do Sul. Em 2013, no Mato Grosso, foram realizadas 1.547 visitas a fazendas pelos supervisores de campo.
Fonte: Globo Rural. Por Luciana Franco. 14 de abril de 2014.
Qual a expectativa para os preços da soja no Brasil em janeiro de 2025?
Receba nossos relatórios diários e gratuitos