O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller, se reuniu com a cadeia produtiva do feijão e anunciou que o MAPA está trabalhando para a garantia do preço mínimo do produto através da Aquisição do Governo Federal (AGF). A Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) já havia feito uma programação para o mês de maio e demandado recursos financeiros para a compra de feijão.
De acordo com Geller, o governo vai atuar enquanto o mercado estiver abaixo do preço mínimo. "Nós estamos atuando para cumprir a lei. O governo tem a obrigação de garantir o preço mínimo e é isso que estamos fazendo. Nesse mês que se inicia, iremos disponibilizar dinheiro pra a compra de feijão, já que em algumas regiões o preço de mercado está abaixo do mínimo", afirmou o ministro.
O secretário de Política Agrícola do MAPA, Seneri Paludo, informou que o limite financeiro para a garantia do preço mínimo não será estipulado, mas garantiu o atendimento à demanda do setor. "Não iremos estipular valores, mas temos o compromisso de trabalhar enquanto a situação se mantiver", afirmou Paludo.
Fonte: MAPA. 30 de abril de 2014.
Receba nossos relatórios diários e gratuitos