As exportações brasileiras de carne de frango renderam US$694,3 milhões em abril, queda de 9,8% na comparação com igual período de 2013, conforme dados da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) compilados pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), entidade que representa as indústrias produtoras das carnes de frango e suína. A queda das cotações do frango no mercado internacional foi fator decisivo para a redução da receita, uma vez que o volume comercializado foi recorde no período.
Em volume, as exportações de carne de frango no Brasil totalizaram 352,1 mil toneladas em abril, avanço de 3,7% na comparação com o mesmo intervalo do ano passado. "O resultado histórico confirma o comportamento de crescimento moderado no comércio internacional previsto pela ABPA para este ano", afirmou, em comunicado, o presidente da entidade, o ex-ministro da Agricultura Francisco Turra.
No acumulado do ano até abril, as exportações de carne de frango do país também registraram queda em receita e crescimento em volume. Entre janeiro e abril, a receita com as vendas de carne de frango para o exterior chegou a US$ 2,399 bilhões, redução de 11% sobre igual intervalo do ano passado. Já o volume comercializado cresceu 1,5%, atingindo 1,529 milhão de toneladas de carne de frango.
Fonte: Valor Econômico. Por Luiz Henrique Mendes. 5 de maio de 2014.
Receba nossos relatórios diários e gratuitos