O Rural Notícias está mostrando como é a relação da Economia brasileira com os países adversários nos jogos.
Há 17 anos um restaurante, na zona oeste de São Paulo, mantém a tradição da gastronomia chilena no Brasil. Durante o mundial de futebol, tem sido um dos pontos de encontro de chilenos e brasileiros. A comerciante Elba Castro está no Brasil há 37 anos e já entende tanto de comida chilena, quanto do tempero brasileiro.
E é a comida que transformou o Brasil no quarto parceiro comercial do Chile, atrás de China, Estados Unidos e Japão. Picanha, salmão, azeite de oliva e vinho são os principais produtos de intercâmbio e relação entre os dois países tem se fortalecido cada vez mais. Em 2013, as exportações brasileiras para o Chile somaram US$8,8 bilhões.
No ano passado, o Brasil exportou 68,0 mil toneladas de carne bovina para o país vizinho, 10% mais que em 2012. A receita passou de US$359,0 milhões. Já nos cinco primeiros meses deste ano, foram vendidas 21,0 mil toneladas de carne bovina, queda de 24,0% em volume e de quase 30,0% em receita. Já o volume importado de salmão chileno aumentou 22,0% no ano passado, e a receita superou os US$462,0 milhões, cresceu 63,0%. Apenas neste ano, a importação de salmão superou em 16,0% o volume do mesmo período de 2013 com quase 50% a mais em receita.
O Brasil é o principal destino de investimentos chilenos. Apenas no período de junho de 2012 a junho de 2013, o país acumulou investimentos de US$ 9,77 milhões, o que representa 45,0% do total anual de investimentos chilenos diretos no mundo.
Fonte: Canal Rural. 27 de junho de 2014.
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