Uma nova frente fria começou a avançar pelo extremo sul do Rio Grande do Sul na manhã desta terça-feira, dia 29/7. Houve pancadas de chuva na região de fronteira com o Uruguai, o que impossibilitou os produtores de arroz de realizar o preparo do solo para o plantio, que ocorrerá ao longo da primavera. A preocupação é grande, uma vez que essa ocorrência de chuvas intermitentes poderá levar a um atraso no plantio.
Segundo a Somar Meteorologia, o novo sistema vai avançar para as demais regiões gaúchas durante os próximos dias, provocando chuvas em grande parte do Estado.
- Além do arroz, esse excesso de umidade sobre as lavouras de trigo já vem provocando maior incidência de doenças - afirma o agrometeorologista Marco Antônio dos Santos.
A situação só não é pior, porque as baixas temperaturas estão suprimindo que os fungos se proliferem com maior rapidez.
No Paraná e em Santa Catarina, toda a semana será de tempo aberto e sem previsões de chuvas, possibilitando a realização dos trabalhos de colheita e permitindo o preparo do solo e demais atividades de campo. Essa mesma condição de tempo firme e sem previsão de chuva também será observada sobre todo o Sudeste e Centro-Oeste.
Desse modo, a colheita do milho safrinha, algodão, café, cana-de-açúcar e demais culturas poderá prosseguir sem transtornos, ao longo de toda essa semana.
O tempo deve ficar seco no Sudeste até meados do dia 20 de agosto. Com o afastamento da massa de ar polar para o Atlântico, as temperaturas começam a se elevar a partir dessa próxima quinta-feira, dia 31.
Fonte: Canal Rural. Por Priscila Paiva. 29 de julho de 2014.
Receba nossos relatórios diários e gratuitos