O slogan publicitário da JBS afirmando que "carne de qualidade tem nome, é Friboi" está deixando de ser uma ação de marketing que irrita apenas empresas concorrentes da gigante de proteína animal. O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) manifestou nesta quarta-feira (20/8) preocupação com a mensagem passada pelo slogan de que a marca da JBS é sinônimo de qualidade diferenciada para a carne produzida no Brasil.
"A marca Friboi contribui para tornar homogêneo o mercado de carne in natura, até aqui heterogêneo, com potencial para aumentar preço", disse o conselheiro Márcio de Oliveira Júnior.
A declaração foi dada durante a leitura de seu voto na relatoria do processo de concentração de mercado aprovado hoje, com restrições, sobre o arrendamento de três frigoríficos da Rodopa pela JBS. Depois, Oliveira Júnior afirmou à Agência Estado, que o tribunal administrativo tem observado a Friboi como "marca com potencial para a JBS praticar sobrepreço", ou seja, elevar o valor de sua carne em relação ao dos concorrentes a partir do conceito de que seu produto é superior aos demais.
O conselheiro do CADE diz que não há restrições legais para o trabalho de marketing da JBS, mas que o tribunal pode investigar a imagem repassada pela marca Friboi como selo de qualidade, caso haja distorções concorrenciais. "Se alguma empresa ou alguém acionar (o tribunal administrativo), o CADE pode abrir um inquérito para investigar", disse.
Fonte: Canal Rural. 20 de Agosto de 2014.
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