A colheita da segunda safra de milho 2013/14 em Mato Grosso encerrou após praticamente três meses de trabalho. É o que apontou na sexta-feira (5/9) o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) em relatório semanal.
De acordo com a entidade, desde 28 de agosto os trabalhos ficaram concentrados nas poucas regiões onde a retirada da produção dos campos ainda não havia ocorrido.
Era o caso do Oeste mato-grossense (que tinha 99,8% colhidos) e do Sudeste (99,8%). Com a totalidade das áreas já alcançadas, assegurou-se a cobertura dos 3,2 milhões de hectares destinados à cultura.
A atual safra encerra apontando uma produtividade média de 91,6 sacas por hectare, conforme o Instituto. As chuvas que se estenderam durante o período da safra beneficiaram as lavouras mato-grossenses e fizeram o rendimento aumentar. Até julho, por exemplo, os analistas calculavam 88,5 sacas por hectare.
Em função do melhor desempenho das lavouras a estimativa de produção também sofreu reajustes entre julho e agosto, passando de 17.092 milhões de toneladas para as atuais 17.718 milhões de toneladas.
Na comparação com o ano passado o volume de milho colhido recuou 21,4%. Em 2012/13, considerado um dos melhores períodos para a safrinha, foram 22,5 milhões de toneladas.
Fonte: Globo Rural. Por Leandro J. Nascimento. 5 de setembro de 2014.
Receba nossos relatórios diários e gratuitos