As exportações de carne bovina voltaram a crescer no mês de outubro, registrando o segundo maior valor em faturamento do ano, segundo a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC).
No total, os frigoríficos brasileiros enviaram 140,6 mil toneladas do produto para o mercado exterior, faturando US$687,7 milhões. O resultado de outubro só está atrás do de julho de 2014, quando foram registrados US$697,0 milhões em faturamento com a exportação.
O valor em faturamento do mês de outubro (US$687,7 milhões) representa um crescimento de 20,8% em relação ao mês passado. Já em volume (140,6 mil toneladas), o aumento em relação a setembro é de 17,4%.
O principal destino da carne bovina brasileira no mês passado foi a Rússia, que importou 36,8 mil toneladas, 5,0% a mais que o mês de setembro. O faturamento com as exportações para o mercado russo somou US$159,6 milhões, 4,0% a mais que setembro de 2014 e 55,0% mais que outubro de 2013. A Venezuela também voltou a figurar entre os principais compradores, com 16,9 mil toneladas importadas e faturamento de US$88,5 milhões.
Os principais mercados para a carne bovina brasileira continuam sendo Hong Kong e Rússia. O volume exportado para Hong Kong ultrapassa 326,0 mil toneladas, um crescimento de 6,5%, e o faturamento com as vendas para este mercado atinge mais de US$1,4 bilhão, com aumento de 13,7%. Já as vendas para a Rússia acumulam altas de 9,0%, com o envio de mais de 290,0 mil toneladas, e faturamento de US$1,2 bilhão, crescimento de 16,5%.
No acumulado do ano, a indústria de carne bovina brasileira vem mantendo o ritmo de crescimento e registra alta de 9,5% em faturamento com vendas externas e 5,1% em volume exportado entre janeiro e outubro, comparado com o mesmo período do ano passado. Em 2014, o país já exportou 1,3 milhão de toneladas ante 1,2 milhão em 2013. As vendas em 2014 alcançaram US$6,0 bilhões contra US$5,4 bilhões registrados no ano anterior.
"Nossos principais mercados estão mantendo um ritmo crescente nas exportações em 2014, o que nos faz contabilizar resultados positivos no acumulado no ano", afirma Antônio Jorge Camardelli, presidente da ABIEC.
Visando ampliar os negócios envolvendo a carne brasileira nestes mercados e também em outros, a ABIEC vem participando de extensa agenda de viagens neste último trimestre do ano, incluindo passagens recentes pela Europa - com a presença no maior evento de alimentação do mundo - SIAL (Paris), e uma missão na China e Arábia Saudita em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Nas exportações de outubro, a carne in natura foi a categoria de produtos brasileiros mais enviada para os mercados externos, atingindo um faturamento de US$565,6 milhões. No acumulado do ano, a carne in natura já acumula um faturamento de US$4,8 bi, equivalente a um crescimento de 11,66% na comparação com o mesmo período do ano passado.
Fonte: Globo Rural. 12 de novembro de 2014.
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