Lair Antonio de Souza, empresário e maior produtor de leite do Brasil, faleceu na manhã de sábado (7/2) aos 85 anos de idade, em São Paulo.
Visionário, Souza ingressou na agropecuária no ramo de fertilizantes. Fundou a Solorrico, que mais tarde foi vendida para a Fosfertil. Na pecuária leiteira ganhou notoriedade, comandando os Laticínios Xandô e as Fazendas Colorado. A Grupasso, a qual presidia, ainda controla empresas Plastirrico e Sucorrico. "Além de ser o maior produtor de leite, era um dos maiores produtores de laranja do país. A obra desse grande homem com certeza continuará com seus filhos. O Lair vai fazer muita falta", desabafa, emocionado, o amigo próximo e presidente da Associação Leite Brasil, Jorge Rubez.
Natural de São Paulo, Lair Antonio de Souza foi um dos primeiros pecuaristas a inovar a ordenha de leite no país, importando as primeiras ordenhadeiras Carrosel dos Estados Unidos, que permite a captação do alimento de mais de 60 animais ao mesmo tempo. Com esse sistema, o volume produzido chega a 70 mil litros ao dia. A tecnologia foi destaque no programa Globo Rural, da TV Globo em dezembro passado. Assista a reportagem no final da página.
O "rei do leite" também estampou a capa da revista Globo Rural em novembro de 2013. A publicação apresentou 75 ideias para fazer mais com menos. Clique aqui para conferir a reportagem.
Fonte: Globo Rural. Por Cassiano Ribeiro. Colaborou Raphael Salomão. 7 de fevereiro de 2015.
Qual a expectativa para os preços da soja no Brasil em janeiro de 2025?
Receba nossos relatórios diários e gratuitos