• Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Falta menos de 40 dias para terminar o prazo para fazer o Cadastro Ambiental Rural


Segunda-feira, 30 de março de 2015 - 08h18

Faltando menos de 40 dias para terminar o prazo para que todos os proprietários de imóveis rurais façam o CAR, será que ainda dá tempo de realizar o serviço antes da data limite e da maneira correta? O Ministério do Meio Ambiente reforçou a importância do CAR e do cumprimento dos prazos durante a Conferência Governança do Solo, realizada em Brasília (DF) ao longo desta semana.

Criado pela Lei 12.651/12, o CAR é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais e que tem por finalidade integrar informações ambientais, criando assim um banco de dados nacional para planejamento ambiental e econômico. Ao realizar o CAR, o produtor rural consegue identificar a reserva legal, as áreas de uso restrito e as áreas consolidadas das propriedades e posses rurais.

O prazo para que todos os proprietários rurais do Brasil façam o CAR de suas propriedades termina no dia 6 de maio. Ou seja, após essa data, os produtores que não se cadastrarem poderão ficar impedidos de obter crédito agrícola e ter as atividades embargadas. Além disso, cadastrando-se no prazo, o proprietário de imóvel que não estiver em dia com a reserva legal - área de preservação obrigatória na propriedade - terá mais prazo buscar a regularização sem sofrer sanções.

Segundo números oficiais, até 9 de março passado apenas 12% dos imóveis já tinham sido cadastrados em todo o Brasil, ou seja, muito aquém da meta do governo de 5,4 milhões de propriedades registradas no CAR. Em São Paulo, faltando pouco mais de dois meses para o fim do prazo, apenas 27% dos 325 mil imóveis rurais do estado aderiram ao CAR.

Fonte: Agrolink. 27 de março de 2015.


<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>
Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja