A inadimplência das empresas no Brasil fechou o primeiro trimestre com crescimento de 12,1% ante igual etapa do ano anterior, maior aumento desde o primeiro trimestre de 2012, segundo dados da Serasa Experian divulgados nesta quinta-feira (30/4).
Somente em março, a inadimplência entre pessoas jurídicas subiu 20,4%, também na comparação anual. Já na comparação mensal com fevereiro deste ano, o índice subiu 11,9%.
Economistas da Serasa apontaram em nota o fraco desempenho econômico no começo do ano, o aumento do custo financeiro e o realinhamento de determinados preços administrados, como energia e combustíveis, como fatores que dificultaram as finanças das empresas e provocaram a elevação dos índices da inadimplência corporativa.
A elevação nos diferentes tipos de dívida teve base ampla, com os títulos protestados liderando a alta com crescimento de 29,5% em março ante fevereiro.
O número de cheques sem fundo subiu 20,6%, enquanto as dívidas junto aos bancos avançaram 3,5%. Já as dívidas não bancárias tiveram alta de 2,7%.
Fonte: Reuters. Por Renan Fagalde. 30 de abril de 2015.
Receba nossos relatórios diários e gratuitos