Os recursos do Plano Safra 2015/16, anunciados no início deste mês, estarão disponíveis para os produtores rurais até 2 de julho, disse nesta quarta-feira (24/6) a Ministra da Agricultura, Kátia Abreu.
"Estivemos pessoalmente com o presidente do Banco do Brasil e sua diretoria e acordamos que as propostas seriam recebidas de 15 a 20 deste mês, e no dia 2 de julho o dinheiro estará disponível", afirmou a ministra, segundo nota divulgada pela assessoria de imprensa.
A ausência de recursos nos bancos que oferecem as linhas de crédito oficiais tem sido uma reclamação do setor produtivo.
"O plano na prática ainda não rodou", afirmou na semana passada o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Ricardo Tomczyk.
O ministério afirmou que nem todos os pontos do Plano Safra estão aprovados pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), mas que trabalha para conseguir essas aprovações a tempo do limite de 2 de julho.
O crédito disponível no Plano Safra 2015/16 terá crescimento de 20% ante os recursos do programa anterior, principalmente por conta de uma maior disponibilidade de financiamentos com juros livres de mercado, apontando para um sensível aumento de custos dos produtores.
O novo plano, que prevê um recorde de R$187,7 bilhões em financiamentos, ante R$156,1 bilhões em 2014/15, terá elevação nos recursos de custeio e comercialização e queda nos empréstimos para investimentos.
Fonte: Reuters. 25 de junho de 2015.
Receba nossos relatórios diários e gratuitos