A ministra Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) chegou na terça-feira (7/7) a Moscou, onde se reuniu com autoridades russas a fim de estreitar a cooperação entre os dois países no setor do agronegócio.
A comitiva brasileira é composta também pelo senador Wellington Fagundes (PR-MT) e pelo deputado Newton Cardoso Junior (PMDB-MG), além de diversos empresários de setores que procuram aprofundar as relações comerciais com a Rússia, como laticínios, carnes, café, grãos, cereais e etanol.
A viagem faz parte da missão do Ministério da Agricultura ao Japão e à Rússia. No país asiático, a pasta avançou nas negociações para exportação de carne bovina brasileira termoprocessada, que está embargada desde 2012. Além disso, Kátia Abreu apresentou a empresários japoneses as oportunidades de investimento em infraestrutura no país.
Perspectivas
Em Moscou, nesta quarta-feira (8/7), a ministra, parlamentares e técnicos do MAPA vão se reunir com o ministro da Agricultura da Rússia, Alexander Tkachev. Em seguida, a comitiva participará, na Câmara de Comércio e Indústria, de um seminário sobre as perspectivas de cooperação no agronegócio e em segurança alimentar entre os dois países.
No dia seguinte, a ministra discursará no encontro empresarial da cadeia de proteínas, organizado pela Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo) e pela Associação dos Importadores de Carne da Rússia.
A comitiva brasileira ainda visitará na sexta-feira (10/7) o Food City, um grande centro de distribuição de alimentos em Moscou. Em seguida, a ministra concederá entrevista coletiva à imprensa.
Fonte: MAPA. 7 de julho de 2015.
Receba nossos relatórios diários e gratuitos