Foi decretado na última quinta-feira (22/10) o estado de "emergência fitossanitária" no Maranhão.
A Portaria Nº. 232 afirma que a medida foi adotada em função do "risco de surto da praga Helicoverpa armigera nas Mesorregiões Leste e Sul do estado do Maranhão, para implementação do plano de supressão da praga e adoção de medidas emergenciais".
A decisão foi tomada pela titular do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Katia Abreu, e publicada no Diário Oficial da União.
Identificada no Brasil desde dezembro de 2012, a Helicoverpa armigera provocou perdas estimadas em R$10,00 bilhões nas últimas duas safras, atacando principalmente lavouras de soja, milho e algodão e afetando de forma mais intensa os estados da Bahia, Paraná, Mato Grosso e Distrito Federal.
Com o decreto desta semana, o Maranhão está autorizado por uma ano a implementar diversas medidas especificadas pelo MAPA na portaria 1.109 (de 6 de novembro de 2013). Entre elas está a autorização emergencial temporária da importação de produtos agroquímicos que tenham como ingrediente ativo a substância Benzoato de Emamectina.
Fonte: Agrolink. Leonardo Gottems. 26 de outubro de 2015.
Receba nossos relatórios diários e gratuitos