O índice da FAO que mede o preço das carnes ficou em 168,4 pontos em 2015, nível médio anual mais baixo já registrado desde 2010.
Apenas no mês de dezembro, houve uma queda de 2,2% no índice de preços globais de carne ante novembro, diante de um aumento da produção de carne suína na Europa e redução da demanda dos Estados Unidos por carne bovina importada, explicou a FAO em comunicado no seu website.
“As cotações caíram para as quatro categorias de carne, com as carnes de ovinos, bovinos e suínos sendo as mais afetadas”, disse a FAO.
Carnes é uma das cinco categorias de alimentos consideradas pela FAO para calcular o índice global de preços de alimentos, que caiu pelo quarto ano seguido em 2015, mostrando uma redução de 19,1% em relação a 2014.
“Ofertas abundantes diante de uma demanda mundial tímida e apreciação do dólar são a principal razão para a fraqueza geral que dominou os preços de alimentos em 2015”, disse o economista sênior da FAO, Abdolreza Abbassian.
Além de carnes, o índice de alimentos da FAO leva em consideração preços de cereais, laticínios, açúcar e óleos vegetais.
Fonte: Carnetec. 11 de janeiro de 2016.
Receba nossos relatórios diários e gratuitos