As importações de soja pela China caíram 17,7% em janeiro ante o mesmo mês do ano anterior, mostraram dados da Administração Geral de Alfândegas na segunda-feira (15/02), com analistas esperando uma queda ainda maior neste mês devido a feriados tradicionais no país.
A China, maior compradora mundial da oleaginosa, importou 5,66 milhões de toneladas de soja em janeiro, 38,0% abaixo das importações de dezembro, que somaram 9,12 milhões de toneladas.
O dado de dezembro havia representado o segundo maior volume mensal já registrado.
Algumas importações para chegada em janeiro foram liberadas pela alfândega em dezembro, disse um operador, o que ajudou a derrubar os dados de janeiro.
"As importações em fevereiro podem cair mais, para cerca de 4 milhões de toneladas. A indústria de esmagamento vai gradualmente retomar as operações a partir desta semana", disse a analista da Shanghai JC Intelligence Co. Ltd, Monica Tu.
Atrasos em entregas, particularmente do Brasil, maior exportador global de soja, também foram parcialmente responsáveis pela baixa importação estimada para fevereiro, o que deve suportar os preços domésticos do farelo e do óleo, disse Monica.
A maior parte dos esmagadores fechou no início de fevereiro antes do feriado de uma semana do Ano Novo Lunar, que terminou no final de semana.
Fonte: Reuters. 15 de fevereiro de 2016.
Receba nossos relatórios diários e gratuitos