Mato Grosso pode ter mais de 50,0% do milho de segunda safra semeado fora da janela ideal de plantio da cultura. Até o dia 11 de fevereiro 25,7% dos 3,38 milhões de hectares destinados ao cereal nesta safra 2015/16 já haviam semeado. Os trabalhos nas lavouras são realizados com os olhos para as nuvens, pois se chover em excesso os mesmos podem ser paralisados e atrasar ainda mais a semeadura. O setor revela temer que as previsões meteorológicas de "estiagem" de chuvas em abril se concretizem.
Os produtores de milho em Mato Grosso estão correndo contra o tempo. O período ideal da janela de plantio do cereal encerra no próximo dia 25.
O quinto acompanhamento de semeadura do milho, divulgado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA), revela que entre os dias 4 e 11 de fevereiro houve um avanço semanal de 14,7 pontos percentuais. Ao se comparar com o ciclo passado há, também, uma diferença positiva de 2,4 pontos percentuais.
A região mais adiantada, segundo o IMEA, é o Oeste com 30,7% da área de milho plantada. O saldo na região é decorrente aos trabalhos realizados na colheita da soja, que também estão acelerados e chegaram à última semana a 37,6%. Já o Médio-Norte atingiu 28,5% da área. O Nordeste mato-grossense é o mais atrasado com 12,7%.
Fonte: Olhar Direto. 16 de fevereiro de 2016.
Agro Num Instante - Temporada 2 - Episódio 226 - A cotação da arroba do boi reagiu em janeiro
Receba nossos relatórios diários e gratuitos