A inflação medida pelo Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) variou 0,79% em fevereiro, contra 1,53% no mês anterior. No ano, o indicador acumula alta de 2,33% e, em 12 meses, de 11,93%.
O IGP-DI é usado como referência para a correção de preços e valores contratuais. Esse indicado é o indexador das dívidas dos Estados com a União.
O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que mede os preços no atacado e é usado no cálculo do IGP-DI, registrou variação de 0,84%, abaixo da taxa de 1,63% no mês anterior.
Também parte do cálculo do IGP-DI, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que calcula os preços no varejo, registrou variação de 0,76%, contra 1,78%, em janeiro. Seis das oito classes de despesa componentes do índice apresentaram decréscimo em suas taxas de variação, com destaque para a contribuição do grupo educação, leitura e recreação (de 5,08% para 0,44%).
O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), que entra no cálculo do IGP-DI, registrou em fevereiro taxa de variação de 0,54%, acima do resultado do mês anterior, de 0,39%.
Fonte: G1. 8 de março de 2016.
Receba nossos relatórios diários e gratuitos