A Bayer CropScience, diviso agrcola do grupo alemo Bayer, aposta na Amrica Latina para alavancar suas vendas. A previso de que a regio feche 2010 com um crescimento mdio de 6%, puxado, principalmente, pelo Brasil. A Amrica Latina representa 20% do faturamento da companhia. Os nmeros foram apresentados na coletiva anual da empresa, realizada ontem, em Monheim, na Alemanha.
"O Brasil pole position na regio. Tem um potencial agrcola expressivo em comparao com outros pases agrcolas como a Argentina", diz Rdiger Scheitza, membro do conselho diretivo e responsvel pelo portflio global da Bayer CropScience. "O primeiro lugar do Brasil e a Argentina aparece em segundo no ranking para a Bayer CropScience na regio", acrescenta Scheitza. Em 2009, a diviso CropScience no Brasil atingiu faturamento de R$ 2 bilhes. A unidade responde por 53% do volume de negcios do Grupo Bayer no Pas.
Embora tenha registrado desempenho global fraco no primeiro trimestre, com queda de 3% nas vendas totais, os ltimos seis meses do ano devem ser promissores, segundo o grupo, que preferiu no divulgar estimativas para o perodo.
Entre os setores que contriburam para a queda dos resultados no primeiro semestre est o negcio de proteo de cultivos. "A indstria teve um comeo difcil em 2010, aps o longo inverno com fortes nevascas no Hemisfrio Norte. No entanto, o mercado j se recuperou um pouco. Alm disso, como resultado da recuperao econmica global, as condies de financiamento para os agricultores tambm melhoraram em muitas regies", afirma Friedrich Berschauer, presidente do conselho de administrao da Bayer CropScience.
Berschauer, por sinal, est em clima de despedida. Ele se aposentar em 1 de outubro e ser substitudo pela norte-americana Sandra Peterson. "Entretanto, o mercado de herbicidas continua a sofrer com o excesso de capacidade e com a queda dos preos do glifosato. As vendas da empresa no primeiro semestre caram nos segmentos de fungicidas e tratamentos de sementes, rea em que a Bayer CropScience lder mundial", conta Berschauer.
Segundo ele, "esses resultados no tero impacto nas perspectivas de negcios de mdio e longo prazo, que permanecero muito positivas". O executivo, porm, chama a ateno para as crescentes flutuaes de oferta e demanda e para o clima cada vez mais imprevisvel. "O setor agrcola est enfrentando condies cada vez mais difceis em consequncia da mudana climtica."
Estratgia
A companhia mantm a estratgia de crescimento por meio de produtos para a proteo de cultivos, sementes de alta qualidade e eventos genticos melhorados de plantas. Para esse fim, deve lanar 18 novos produtos no segmento de biotecnologia at 2016. Sementes de algodo resistentes ao glifosato, que so resultado de pesquisa da prpria Bayer CropScience, sero vendidas nos Estados Unidos j em 2011. Alm disso, a empresa deve anunciar outros seis produtos at 2012, com potencial de vendas superior a 1 bilho de euros. Entre os novos ingredientes ativos esto trs fungicidas de uma nova gerao de inibidores da cadeia respiratria de fungos: Aviator Xpro (bixafen), Luna (fluopyram) e Emesto. Este ltimo ser lanado no mercado em 2012 na forma de tratamento de semente. A Bayer CropScience tambm prepara o lanamento do fungicida Routine, que combate a brusone - uma das mais severas doenas do arroz.
"A Bayer CropScience acredita que est bem posicionada, com solues integradas para a agricultura que vo desde o plantio at a colheita. Alm dos novos ingredientes ativos que tiveram de ser introduzidos no mercado devido ao desenvolvimento de resistncia entre pragas e plantas daninhas e para combater novas doenas, a proteo climtica e questes de sustentabilidade tambm tm um papel cada vez mais importante", diz Berschauer. Ele salienta a importncia de mercados emergentes e lembra, por exemplo, que o setor de proteo de culturas do Brasil j ultrapassou os EUA como mercado mais valioso do mundo.
O executivo reiterou seus apelos para uma segunda revoluo verde. "No apenas pesquisas agrcolas e inovaes tecnolgicas, mas tambm aspectos relacionados infraestrutura, ao mercado e aspectos econmicos, alm de fatores polticos e sociais, devem ser interligados e coordenados. S ento o abastecimento global de alimentos e outros produtos agrcolas, por preos acessveis e em qualidade suficientemente elevada, podero ser salvaguardados", acredita.
Fonte:
DCI. Por Carolina Gama, 10 de setembro de 2010.
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