O grupo brasileiro JBS Friboi já encontrou o primeiro interessado em comprar uma de suas três unidades paradas na Argentina. O Consórcio Pecuarista Montiel, formado por 30 produtores de gado de Entre Ríos, manifestou interesse no frigorífico instalado em San José, na mesma província. Segundo fontes do setor, as primeiras conversas entre o JBS e o consórcio foram iniciadas nesta semana, mas ainda não existe nenhuma definição. Trata-se do primeiro contato com um potencial comprador, desde que a JBS confirmou o plano de se desfazer de alguns ativos no país vizinho, conforme antecipou a Agência Estado no último dia 27.
Uma fonte próxima às negociações informou que as conversas se encontram em uma "etapa inicial" e que envolvem a possível compra ou aluguel da unidade mencionada. O grupo brasileiro é dono de oito unidades na Argentina, país que enfrenta uma severa crise no setor de carne bovina por causa da redução do rebanho e de políticas oficiais de restrições às exportações e controle de preços. A empresa confirmou intenção de vender os três frigoríficos paralisados mediante nota enviada à Bolsa paulista no dia 29.
Na ocasião, fontes do setor comentaram com a AE que o JBS teria dificuldades para vender os ativos, já que o setor sofreu uma forte retração na rentabilidade dos negócios, em virtude das intervenções oficiais. As outras duas unidades à venda estão localizadas na província de Buenos Aires, em Pontevedra e Berazategui. A JBS na Argentina disse que não vai comentar o assunto e que todas as informações à imprensa estão concentradas nos escritórios de São Paulo.
Fonte: Agência Estado. 18 de setembro de 2010.