O secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Ivan Ramalho, reuniu-se, nesta quinta-feira (23/9), com o vice-ministro de Comércio Internacional do Canadá, Louis Lévesque, acompanhado de outras autoridades dos dois países. O encontro fez parte da programação da missão comercial ao país, em que participam representantes de 29 empresas brasileiras.
Na oportunidade, Ivan Ramalho, avaliou que o momento de crescimento da economia brasileira tem sido favorável para parceiros comerciais venderem mais produtos ao Brasil e as importações canadenses já tiveram um aumento de 70% nos primeiros oito meses deste ano. “Isto mostra que a nossa economia é aberta e que oferece muitas oportunidades diante de um crescimento estimado de 7% do PIB este ano”, disse.
Do lado canadense, Louis Lévesque, disse que o seu país procura diversificar as compras para diminuir a dependência em relação aos Estados Unidos. Neste contexto, o vice-ministro considerou que o Brasil, que já é um tradicional exportador de commodites, deve se tornar também um maior fornecedor de produtos semimanufaturados e manufaturados.
O representante canadense também demonstrou interesse em participar dos preparativos para os Jogos Olímpicos de 2014 e a Copa do Mundo de 2012, que serão sediados no Brasil. “Podemos oferecer nossa expertise para a montagem da infra-estrutura que será necessária para estes eventos”, propôs Louis Lévesque.
Também nesta quinta-feira, empresários brasileiros e canadenses estiveram reunidos em rodadas de negócios na cidade de Toronto, onde acontece a missão comercial. A organização do evento é do MDIC e da Agência Brasileira de Promoção e Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), com apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE).
Fonte:
MDIC. 23 de setembro de 2010.
<< Notícia Anterior
Próxima Notícia >>